Se estiver em Paris de junho de 2020 a janeiro de 2021, venha visitar a exposição de Willian Turner que está em cartaz no Museu Jacquemart-André em Paris seguindo uma visita guiada com um guia conferencista!
Como o próprio título diz, a exposição apresenta um conjunto de obras do artista conservadas na Tate Gallery de Londres. São 60 aquarelas e 10 óleos sobre tela do pintor inglês, considerado como o inventor da paisagem moderna. Grande aquarelista, a contribuição de Willian Turner (1775-1851) foi a revolução que ele trouxe para a pintura do século XIX ao representar paisagens exprimindo a subjetividade do próprio artista. Suas pinturas são fruto de sua reação frente à paisagem que revela uma força da natureza que chega a dominar o homem. Essa busca de representar essas sensações através das cores, da transparência, das diferentes atmosferas e intensidades luminosas, nos apresentando o sublime, faz deste artista um autêntico representante do romantismo inglês e um marco para a modernidade nas artes plásticas. Parte de seu trabalho será herança e influência para os impressionistas franceses.
Nesta exposição, partimos para um mundo mais intimista de Turner. Com as aquarelas expostas, podemos observar os estudos e esboços onde suas novas criações se afloravam e tomavam forma, pois ali tudo era mais livre, era pintado para seu prazer próprio. E neste percurso observamos como o pintor vai deixando a pintura não figurativa se instaurar, os tons e a cores se voltarem para suas experiências mais radicais.
Nesta exposição, as obras estão expostas em uma cadência que ao final nos encontramos frente à um poético turbilhão de luz do sol que emana das pinturas à óleo que nos envolve a alma.