Centro Georges Pompidou

  1. Roteiros
  2. Em Paris
  3. Visitas de Museus
  4. Centro Georges Pompidou

Arte Moderna e a revolução total das artes.

“Eu desejava com paixão que Paris possuísse um centro cultural (…) que fosse ao mesmo tempo um museu e um centro de criação, onde as artes plásticas convivessem com a música, o cinema, os livros, a pesquisa audiovisual.”

Georges Pompidou, Presidente da França (1969-1974)

Concebido e projetado pelos arquitetos Renzo Piano e Richard Rogers, este excelente centro de cultura parisiense foi inaugurado em 1977. Revolucionário por revelar ao exterior suas estruturas internas e aquelas que suportam o peso da construção com um efeito colorido único, se tornou ícone da arquitetura urbana no século XX.

Sua construção causou muita controvérsia em Paris e na França pela modernidade e audácia dos arquitetos e urbanistas envolvidos no projeto. Já faz quatro décadas, que não conseguimos imaginar a região do Beaubourg sem a presença deste prédio. Museu Nacional, o Centre Pompidou é o segundo maior museu de arte moderna do mundo depois do Moma de Nova York.

Durante nossas visitas guiadas, destinadas às crianças, famílias e grupos de adultos, vamos explorar obras de artistas de diferentes nacionalidades produzidas entre 1905 e 1965. Descobriremos o colorido intenso de pintores do fauvismo como Matisse e Derain, a representação da natureza e do humano através do uso de formas geométricas pelo cubismo de Picasso e Braque. Os caminhos de criação vão se multiplicando com as obras coloridas e sinfônicas de Kandinsky, com o ritmo e a vibração das cores e formas nas pinturas de Mondrian e Klee. A fantasia e o inconsciente invadem a realidade com os surrealistas, como Dalí, e o sonho e o onírico fazem parte do universo de Chagall e Miró. Da abstração gestual e da action painting de Pollock e de esculturas de Brancusi, Giacometti, Cesar, passamos ao chamado neo-realismo, quando os próprios objetos reais são utilizados concretamente para a sua própria representação enquanto obra de arte. 

Construir, conhecer, exprimir, (re)produzir: venha descobrir como a arte moderna foi extremamente fecunda em todos os campos da criação.

Ponto de encontro:

Entrada principal do Centro Georges Pompidou.

Duração:

Visita com 2h30 de duração.

Entre em Contato

Entre em contato para organizamos suas visitas de forma personalizada!