Saint-Germain-des-Prés

  1. Roteiros
  2. Em Paris
  3. Passeios a Pé
  4. Saint-Germain-des-Prés

Bairro mítico da capital francesa que rima com cultura, intelectuais, cafés literários, jazz, filosofia, religião, arte e delícias gastronômicas.

Nosso passeio começa pela Igreja de Saint-Germain-des-Prés, uma das mais antigas de Paris. Foi no século VI que, no lugar onde se encontra a igreja que observamos nos dias de hoje, se construiu um primeiro edifício religioso, e ao redor dele uma poderosa e influente abadia. Na Idade Média, o florescimento religioso de Saint-Germain-des-Prés, marcou a história deste bairro e da França por conta da produção intelectual dos monges tanto no que concerne à escrita e às cópias de textos bíblicos quanto à elaboração de pinturas – as chamadas iluminuras – e objetos de arte. Na época da criação da Universidade no século XII, os monges ali animavam um centro de cultura e de espiritualidade. No mesmo período, a feira de Saint-Germain exercia uma centralidade econômica e social de troca e encontros.

Esse rico movimento cultural, que perdurou por séculos a fio, iria atrair a trupe de teatro comandada por Molière, a Comédie Française, que se instalou no bairro no final do século XVII, sob o reinado de Louis XIV. No século XVIII, surge o primeiro café literário de Paris, o Café Procope que mantém suas portas abertas até hoje, onde filósofos iluministas, políticos e revolucionários se reuniam. A escola de Belas
de Artes de Paris, fundada em 1817 em Saint Germain-des-Prés, reforça a presença de inúmeras galerias de arte localizadas no bairro. No início do século XX, principalmente após a Primeira Guerra Mundial, diversas editoras de humanidades e livrarias se instalaram na região, atraindo vários intelectuais da época. Após a Segunda Guerra Mundial até os anos 1970, Saint Germain-des-Prés vive sua “época de ouro”. Jean-Paul Sartre e Simone de Beauvoir trabalham cotidianamente no Café de Flore, que junto com o Café Deux Magots e a Brasserie Lipp, tornaram-se lugares emblemáticos da vida intelectual e política de Paris. Tudo isso ao som da música de Boris Vian e da voz de Juliette Gréco que embalavam as festas nas caves de jazz.

Venha descobrir toda essa história caminhando por lugares secretos e insólitos como a Praça como a Furstemberg e a região das ruas de Buci, de Seine, Saint- André des Arts, Cours du Commerce Saint-André. Pequeno pedacinho do bairro cheio de novidades gastronômicas, restaurantes e cafés com mesinhas nas calçadas e muita gente nas ruas. Não tem como não se surpreender com o ar de Paris que emana deste bairro!

Ponto de encontro:

Em frente à Igreja de Saint-Germain-des-Prés (3 Place Saint-Germain des Prés, 75006 Paris);

Duração:

Tour com 3h de duração.

Entre em Contato

Entre em contato para organizamos suas visitas de forma personalizada!